Saiba qual o resultado das pesquisas para o Governo do Paraná divulgadas em agosto
A corrida para ocupar o Palácio Iguaçu se mostra a menos intensa dos três cargos majoritários em disputa (Presidência, Governo e Senado). Os índices de avaliação e o movimento político que afastou outras candidaturas do campo da centro-direita garantem um favoritismo ao atual governador Ratinho Junior, segundo as pesquisas.
- Leia mais do Jeulliano Pedroso: Saiba o que dizem as pesquisas para presidente divulgadas em agosto, no Paraná
Acompanho atentamente estas pesquisas para compreender melhor os movimentos dos humores dos eleitores paranaenses e apresento neste texto um gráfico contendo os resultados das quatro pesquisas para governador divulgadas mês de Agosto, cujos relatórios completos pude ter acesso:
Realização IRG:
- Campo realizado em: 08 e 12 de agosto de 2022;
- Entrevistas por telefone.
Realização Real Time Big Data:
- Campo realizado em: 13 e 15 de agosto de 2022;
- Entrevistas por telefone.
Realização IPEC (ex-IBOPE):
- Campo realizado em: 19 e 21 de agosto de 2022;
- Entrevistas presencial.
Realização Instituto Opinião:
- Campo realizado em: 28 e 30 de agosto de 2022;
- Entrevistas presencial.
- Leia mais do Jeulliano Pedroso: Por que um vereador concorre a deputado?
Gráfico 1 – Agregado de pesquisas para o Governo no Paraná
A partir dos dados divulgados pelos institutos de pesquisa, a tendência é que Ratinho Junior seja eleito ainda no primeiro turno. Nem mesmo o melhor desempenho de Requião no Índice de Exposição digital (IED) divulgado pela consultoria Brasil Sul Inteligência seria suficiente para ameaçar o favoritismo do atual governador.
Chama a atenção que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) não consegue absorver as intenções de voto que o ex-presidente Lula tem no estado, quais sejam IRG – 30,3% e IPEC 35%. Em ambos os casos percebemos uma diferença de aproximadamente 10% a mais para o ex-presidente.
Vale aguardar as pesquisas que serão divulgadas em Setembro.
Sobre o colunista
Jeulliano Pedroso é sociólogo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrando em Antropologia Social também pela UFPR. Atualmente é Analista-chefe na Brasil Sul Inteligência.