Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam 2º turno em Santa Catarina
As eleições para governador em Santa Catarina serão definidas apenas no 2º turno. Neste domingo (2), Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) foram os mais votados, entretanto não alcançaram o mínimo de 50% dos votos válidos. O segundo turno foi confirmado por volta das 21h22, com 99,86% das urnas apuradas, Jorginho apareceu a frente da disputa com 38,62% e Décio em segundo lugar com 17,41%.
O 2º turno das eleições 2022 será realizado no dia 30 de outubro. Já a partir das 17h desta segunda-feira (3), os candidatos podem voltar a fazer campanha com carreatas e distribuição de materiais de propaganda política. Na próxima sexta-feira (7) terá início o horário eleitoral na rádio e TV.
Carlos Moisés (Republicanos), que tentava a reeleição, ficou na terceira posição com 16,9% dos votos e não conseguiu avançar para o segundo turno.
Quem é Jorginho Mello?
Jorginho dos Santos Mello é natural de Ibicaré (SC), tem 66 anos e é casado. O político foi eleito senador nas eleições de 2018 e preside o diretório do Partido Liberal em Santa Catarina. Experiente na carreira política, Jorginho foi deputado estadual durante quatro mandatos e por duas oportunidades deputado federal.
Antes de entrar para a política, Jorginho foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) durante quase 30 anos. A vice da chapa de Jorginho será a delegada Marilisa.
Quem é Décio Lima?
Décio Nery de Lima é natural de Itajaí, tem 61 anos, é casado, pai de dois filhos e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Na carreira política, Décio foi vereador e prefeito de Blumenau, e também deputado federal em três mandatos.