Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) disputam 2º turno em São Paulo
As eleições para governador de São Paulo serão definidas apenas no 2º turno. Neste domingo (2), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) foram os mais votados, entretanto não alcançaram o mínimo de 50% dos votos válidos. Na disputa de hoje, por volta das 20h30, com 93,69% das urnas apuradas, o segundo turno foi confirmado. Tarcísio ficou na frente com 42,5% dos votos e Haddad teve 35,4% dos votos
O 2º turno das eleições 2022 será realizado no dia 30 de outubro. Já a partir das 17h desta segunda-feira (3), os candidatos podem voltar a fazer campanha com carreatas e distribuição de materiais de propaganda política. Na próxima sexta-feira (7) terá início o horário eleitoral na rádio e TV.
Quem é Fernando Haddad?
Fernando Haddad é natural de São Paulo, tem 59 anos, é casado e pai de dois filhos. O político é professor de ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), onde se formou bacharel em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia. Haddad é um dos principais aliados de Lula e disputou as últimas eleições presidenciais, o petista foi superado por Jair Bolsonaro no segundo turno.
O político já foi vereador da capital paulista e ministro da Educação entre 20025 e 2012, nos mandatos de Lula e Dilma. A vice de Haddad neste ano é a professora Lúcia França.
Quem é Tarcísio de Freitas?
Tarcísio de Freitas é natural do Rio de Janeiro (RJ), tem 47 anos, e foi ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro. Filiado ao Republicanos, o político é engenheiro e militar da reserva.
Tarcísio também atuou na gestão de Dilma Rousseff. Entre 2014 e 2015, o engenheiro assumiu a diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Durante a pandemia, Tarcisio participou de vários atos com o presidente Bolsonaro, inclusive na garupa da líder do executivo em uma motociata. O vice de Tarcísio neste ano é Felicio Ramuth.