De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já contactou o Brasil para tratar sobre o tarifaço. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (9).

Rubio teria conversado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A conversa seguiu uma ligação entre Lula e o presidente Donald Trump na última segunda-feira (6).
Os representantes foram nomeados pelos presidentes dos respectivos países para lideraram a discussão. Além de dar um fim ao tarifaço, o objetivo da conversa do secretário dos EUA com o ministro do Brasil é manter a aliança entre os dois países, afirmou Lula.
“Os Estados Unidos são uma aliança de 201 anos, é uma coisa muito forte. Então, queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania”, relatou.
Antes de secretários dos EUA falar com Brasil, Lula e Trump discutiram fim do tarifaço
Em uma publicação feita no X, antigo Twitter, o presidente Lula (PT) afirmou que teve uma conversa de 30 minutos por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o brasileiro, a conversa foi para relembrar a “boa química” entre os líderes durante a Assembleia Geral da ONU e discutir o fim do tarifaço.

De acordo com Lula, o contato com Trump foi “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. Por isso, durante a conversa, o presidente brasileiro relembrou o estadunidense sobre o superávit que o Brasil tem na balança de bens e serviços com os Estados Unidos.
Além disso, Lula afirmou que concordou com Donald Trump em realizar um encontro presencial entre os líderes em breve. O brasileiro sugeriu que eles se reunissem na Cúpula da Asean, na Malásia, se dispôs a viajar para os Estados Unidos e reforçou o convite ao presidente para participar da COP30, em Belém.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui