De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já contactou o Brasil para tratar sobre o tarifaço. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (9).

Lula
Lula afirmou que o secretário de Estado dos EUA já está conversando com chanceler do Brasil sobre o tarifaço (Foto: PR/Ricardo Stuckert)

Rubio teria conversado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A conversa seguiu uma ligação entre Lula e o presidente Donald Trump na última segunda-feira (6).

Os representantes foram nomeados pelos presidentes dos respectivos países para lideraram a discussão. Além de dar um fim ao tarifaço, o objetivo da conversa do secretário dos EUA com o ministro do Brasil é manter a aliança entre os dois países, afirmou Lula.

“Os Estados Unidos são uma aliança de 201 anos, é uma coisa muito forte. Então, queremos manter uma relação boa, civilizada, democrática, respeitosa sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania”, relatou.

Antes de secretários dos EUA falar com Brasil, Lula e Trump discutiram fim do tarifaço

Em uma publicação feita no X, antigo Twitter, o presidente Lula (PT) afirmou que teve uma conversa de 30 minutos por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o brasileiro, a conversa foi para relembrar a “boa química” entre os líderes durante a Assembleia Geral da ONU e discutir o fim do tarifaço.

Lula e Trump
Lula e Trump conversaram por telefone durante meia hora (Foto: REUTERS/Adriano Machado/Ken Cedeno)

De acordo com Lula, o contato com Trump foi “uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. Por isso, durante a conversa, o presidente brasileiro relembrou o estadunidense sobre o superávit que o Brasil tem na balança de bens e serviços com os Estados Unidos.

Além disso, Lula afirmou que concordou com Donald Trump em realizar um encontro presencial entre os líderes em breve. O brasileiro sugeriu que eles se reunissem na Cúpula da Asean, na Malásia, se dispôs a viajar para os Estados Unidos e reforçou o convite ao presidente para participar da COP30, em Belém.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.