Secretário garante que não haverá prorrogação com empresas de pedágio
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participou na manhã desta terça-feira (23) de entrevistas no Grupo RIC. No Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan Curitiba, o secretário confirmou que a partir de domingo (28) não haverá mais nenhuma cobrança de tarifa nas rodovias do Paraná e que não há chances dos contratos serem prorrogados.
“Temos que colocar um ponto final. Muitos questionam porque não prorrogamos por mais um ano, até que a nova concessão assuma. Isto seria tecnicamente mais fácil em qualquer lugar do mundo, menos no Paraná, onde teve um contrato que lesou”,
comentou o secretário.
Sandro Alex desmentiu a hipótese dos contratos serem prorrogados na última hora e afirmou que para uma nova história começar a ser escrita, precisa colocar um ponto final exatamente no dia que encerra os contratos de concessões.
“O estado não aceitará a prorrogação de qualquer contrato. Agora é uma nova história. Vamos colocar um ponto final com convicção. O melhor é colocar um ponto final. Nós não teremos nem um, nem uma hora, nem um minuto a mais”,
reforçou Sandro Alex, que ainda destacou que o ministério e as empresas já foram notificadas.
A atual concessão do Anel de Integração chega ao fim após 24 anos de muita polêmica. Durante o período, foram diversos termos aditivos ao contrato original e escândalos de corrupção. Nesta semana, chega ao fim o contrato com as seis empresas:
- Econorte, Viapar e Ecocataratas: encerram as cobranças às 23h59 do dia 26 de novembro (sexta-feira)
- Caminhos do Campo, Rodonorte e Ecovia: encerram as cobranças às 23h59 do dia 27 de novembro (sábado)
Com isso, no próximo domingo (28) não haverá mais nenhuma cobrança de pedágio no estado do Paraná. A partir desta data, o governo paranaense e a União iniciam um plano de canalização do tráfego nas praças.