A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer. A declaração ocorreu durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, da qual é presidente.

Damares não detalhou o tipo da doença, mas afirmou que não estava se sentindo bem e pediu para encerrar a reunião, dizendo estar no seu “limite físico”.
“Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer, estou no enfrentamento à doença. Estou tendo a coragem de fazer esse anúncio público, requer muita coragem”, afirmou a senadora.
A fala emocionou os presentes e interrompeu os trabalhos da comissão. A senadora contou ainda que já havia informado sua equipe sobre o diagnóstico, mas deixou para fazer o anúncio público nesta semana, ao participar da instalação da Subcomissão Temporária de Prevenção e Tratamento do Câncer.
Em 18 dias consegui fazer todos os exames e a cirurgia, e em cinco dias já estava trabalhando novamente. Na próxima segunda-feira começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória. O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou hoje. Quero que todas as mulheres no Brasil tenham acesso a saúde como eu tive”, relatou Damares.
Subcomissão temporária de prevenção e tratamento do câncer
A subcomissão, que funcionará por 180 dias, deverá analisar e formular propostas legislativas, além de promover audiências públicas sobre prevenção e a tratamento do câncer.
A criação desse colegiado foi proposta por Dra. Eudócia, que destacou o aumento dos diagnósticos de câncer e a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e ao acesso a terapias inovadoras. Ela lembrou que é autora do PL 126/2025, projeto de lei que institui um marco regulatório para vacinas e medicamentos de alto custo contra o câncer.
“Os casos de câncer estão aumentando substancialmente no nosso país e em todo o mundo. Precisamos olhar com atenção para esse tema, investir em prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de ponta, capazes de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, contou Eudócia.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui