O senador Carlos Portinho (PL-RJ) divulgou nesta quinta-feira (7) a lista com o nome de 41 senadores que assinaram o pedido de abertura do processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entre os políticos estão dois representantes do Paraná: Oriovisto Guimarães (Podemos) e Sérgio Moro (União).

O esforço da oposição começou após Moraes determinar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). A próxima etapa dos apoiadores do ex-presidente será pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A produção do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan FM, entrou em contato com os dois senadores paranaenses que se posicionaram a favor do impeachment de Moraes. O senador Oriovisto não se pronunciou publicamente, já Moro gravou um vídeo sobre o momento do Congresso.
“Nós precisamos discutir esse pedido de impeachment, colocar isso na agenda para a gente ter um freio a essa escalada desses abusos que só tem prejudicado e tensionado o nosso país”, destacou Moro, que ainda criticou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e as ofensas de Lula contra Trump.
O senador Flávio Arns (PSB) não aparece na lista dos senadores que assinaram a favor do impeachment.
Pauta no Senado
Apesar do número de senadores a favor, no Senado Federal ainda não existe previsão de impeachment do ministro do STF. Contudo, a Constituição Federal afirma que o papel de julgar ministros do Supremo quanto a crimes de responsabilidades, definidos na “Lei do Impeachment”, compete ao Senado.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não colocou o tema em pauta. Existe a expectativa por parte dos senadores da oposição.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.