O senador Sergio Moro (União) desponta como o favorito a suceder o governador Ratinho Junior (PSD) nas eleições 2026. É o que aponta o levantamento da Ágili Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (9). O ex-juiz lidera nos dois cenários pesquisados, com larga margem, e poderia ser eleito já no primeiro turno caso a eleição fosse hoje. No entanto, apesar dos números favoráveis, o senador pode ter essa folgada liderança ameaçada quando o atual governador oficializar seu apoio ao candidato escolhido pelo PSD. Isso porque a grande maioria dos entrevistados afirma que votaria no indicado por Ratinho.

Sergio Moro critica governo Lula e fala em união da direita para 2026
Sergio Moro lidera nos dois cenários pesquisados (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

No primeiro cenário pesquisado, Moro aparece com 35,2% das intenções de votos, contra 9,4% do segundo colocado, o atual vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL). Em seguida aparecem Rafael Greca (PSD), com 8,4%; Requião Filho (PDT), com 7,7%; Beto Richa (PSDB), com 5,1%; Alexandre Curi (PSD), com 4,2%; Enio Verri (PT), com 2,2%; e Guto Silva (PSD), com 1,8%. Os entrevistados que afirmaram que não votariam em nenhum desses candidatos somam 17,9%. Não sabe ou não responderam representam outros 8%. Neste levantamento, os três nomes do PSD cotados somam 14,4%.

Já no segundo cenário, com apenas um candidato do PSD na lista, o atual senador venceria já no primeiro turno. Neste caso, Moro aparece com 43,1%, mais do que a soma dos adversários. Martins permanece no segundo lugar, com 13,9%, seguido por Requião, com 11,2%; Guto, com 4,3%; e Verri, com 3,8%. Os que não votariam em nenhum deles são 17,5%. E não souberam ou não responderam somam 6,2%.

Apoio de Ratinho Junior pode ser decisivo na eleição

Nome de Ratinho Jr foi novamente lembrado pelo presidente do PSD como possível candidato para às eleições presidenciais
Escolha de Ratinho Junior pode influenciar decisivamente na eleição (Foto: AEN)

A má notícia para Sérgio Moro é que grande parte dos eleitores ouvidos na pesquisa afirmaram que o apoio de Ratinho Junior será um fator importante para a escolha do candidato. Para 60,1% dos entrevistados, “é importante que o próximo governador seja indicado ou apoiado por Ratinho Junior, para continuar o trabalho que ele vem fazendo”, segundo o levantamento. Outros 19,1% afirmaram que o apoio do atual governador não é determinante. Já o percentual dos que afirmam que “o Paraná precisa de uma mudança, independente do apoio de Ratinho Junior” é de 16,8%. E 4% dos entrevistados não respondeu ou disse não saber se esse apoio será importante na escolha.

A possível influência de Ratinho Junior na definição do voto é um reflexo do elevado índice de aprovação do governo estadual. De acordo com o levantamento, 75,% dos eleitores aprovam a atual gestão, contra 17% que desaprovam. Os demais 7,3% dos entrevistas não sabe ou não respondeu.

A pesquisa ouviu, por telefone, 1.475 eleitores maiores de 16 anos, moradores do estado do Paraná. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 3%.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.