Quem precisa utilizar serviços informatizados estaduais devem se antecipar e realizá-loas até às 18 horas do próximo dia 20 de setembro (sexta-feira). Deste horário até às 7 horas do dia 23 (segunda-feira), a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) irá promover paralisação total do ambiente operacional e de inúmeros serviços públicos prestados por meio de sistemas informatizados.
A paralisação será realizada em função da instalação do novo Data Center corporativo do Governo do Estado, que começa a funcionar em 23 de setembro. Uma operação será realizada “para transferir cerca de 750 equipamentos para uma nova sala cofre. Com o novo espaço, o Paraná terá estrutura compatível com padrões internacionais de segurança e disponibilidade, garantindo a integridade do conjunto de sistemas informatizados que atendem a toda a administração”, informa o governo estadual. “Para a população, isso significa maior segurança e disponibilidade das informações do Governo do Estado”.
Os serviços mais acessados pelos paranaenses estão nos portais do Detran e da Secretaria da Fazenda. O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que essa modernização foi motivada pelo aumento do uso da internet pela população para utilizar diversos serviços ofertados pelo Governo do Estado e para manter contato com a administração. Alguns exemplos são o Boletim Eletrônico, a Nota Fiscal Eletrônica e os serviços realizados pelo Detran. O número de notas fiscais eletrônicas emitidas pela Receita Estadual, por exemplo, passou de 11 milhões para 16 milhões por mês nos últimos dois anos. No mesmo período, o número de carteiras de habilitação emitidas pelo sistema do Detran passou de 198 mil por mês para 270 mil.
Entre os dias 20 e 23, o único sistema que será mantido sem interrupção é o de Gestão Hospitalar, que atende os hospitais públicos do Estado.