O Governo do Estado do Paraná anunciou nesta segunda-feira (17) que irá rever o sigilo de alguns documentos. Essa revisão será feita pela Controladoria Geral do Estado.

Sigilo de documentos serão revistos por Governo do Paraná
A quebra será aplicada em documentos com até 100 anos de sigilo (Foto: Reprodução/RICtv)

A princípio, essa medida se aplica para documentos com até 100 anos de sigilo de diversos órgãos estaduais. Alguns deles são a Secretaria da Mulher e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

De acordo com a especialista em Direito Administrativo Luiza Castro Furtado, essa decisão do Governo do Estado é considerada “louvável”. Contudo, ela frisa a importância dos cidadãos irem atrás das informações reveladas, principalmente por meio do Portal da Transparência. “Caso não encontre a informação no Portal da Transparência, o cidadão pode enviar um requerimento de acesso à informação”, afirmou.

Em nota oficial, o Governo do Estado do Paraná afirmou que o hall de informações de sigilos de documentos não significa uma lista de informações secretas, e que leis, além da Lei de Acesso à Informação, suportam a medida.

Por fim, a nota afirmou que a Controladoria Geral do Estado publicará uma cartilha para orientar sobre o tratamento de dados à disposição das informações. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.