Foz do Iguaçu - O ex-diretor Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi encaminhado, na noite desta sexta-feira (26), pela polícia do Paraguai a agentes da Polícia Federal (PF), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Vasques foi preso ao tentar fugir no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, capital paraguaia.

Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, preso no Paraguai, após fugir do Brasil
Vasques foi detido após tentar fugir de aeroporto no Paraguai. (Foto: Divulgação/Dirección Nacional de Migraciones Paraguay)

Segundo a polícia paraguaia, Vasques tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador. O ex-diretor da PRF usava um passaporte paraguaio, mas o documento não tinha nenhuma informação pessoal.

Após ser abordado pelos policiais, Vasques ainda tentou deixar o aeroporto, mas foi detido na saída do local.

A expectativa da Polícia Federal é que, ainda neste sábado (27), o ex-diretor da PRF seja transferido de Foz do Iguaçu para Brasília (DF). Vasques deve cumprir a determinação de prisão preventiva, expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na capital federal.

Vasques teria deixado a residência em que estava preso domiciliarmente em Santa Catarina sem autorização da Justiça. O ex-diretor da PRF rompeu a tornozeleira eletrônica, o que motivou a Polícia Federal (PF) a emitir alerta para as autoridades fronteiriças.

O ex-diretor da PRF foi condenado a 24 anos e 6 meses de prisão pelo STF, em regime inicial fechado, por integrar o “núcleo de gerência” da trama golpista.

Com o objetivo de favorecer a reeleição do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), Vasques teria orquestrado um esquema de blitzes ilegais em diversos estados da Região Nordeste.

O objetivo do esquema era dificultar que eleitores do Nordeste, em especial do interior, chegassem aos centros de votação. Na avaliação do núcleo golpista, a maior parte dessas pessoas votaria em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato que venceu a disputa presidencial.

Vídeos mostram Silvinei Vasques sendo transportado do Paraguai a Foz do Iguaçu

Silvinei Vasques foi transportado até Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. (Vídeo: Divulgação/Dirección Nacional de Migraciones Paraguay)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.