No último sábado (13), a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) publicou uma nota de repúdio à atitude do médico brasileiro que comemorou a morte de Charlie Kirk. De acordo com a SBN, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) estão conduzindo “ações ética e disciplinares” sobre o caso.

Conforme a nota, a SBN afirmou que “não compactua com quaisquer atos que se afastem dos princípios fundamentais da medicina: o cuidado, a preservação da vida e o respeito incondicional à dignidade humana”. Além disso, a instituição afirmou que a fala do médico sobre Charlie Kirk ‘afronta a ética médica’.
Médico brasileiro tem visto revogado após comemorar a morte de Charlie Kirk
Até o momento, não se sabe se o neurocirurgião terá sua licença médica afetada. Entretanto, ele recebeu a ameaça de perder seu visto americano.

Christopher Landau, vice-secretário de Estados dos Estados Unidos, anunciou que mandou retirar o visto de um médico brasileiro que celebrou a morte de Charlie Kirk, ativista político que morreu com um tiro no pescoço na última quarta-feira (10). O neurocirurgião em questão teria parabenizado o suspeito do crime em um comentário no Instagram.
“Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”, comentou o brasileiro.
Após o comentário, o vereador Thiago Medina, líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, enviou um screenshot da publicação para o vice-secretário americano. O post chamou a atenção de Landau.
No próprio X, antigo Twitter, o vice-secretário criticou a publicação do médico brasileiro, e questionou se ele havia realizado o juramento médico. Por conta do comentário sobre Charlie Kirk, Landau afirmou que solicitou que o visto americano do neurocirurgião seja revogado.
“Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse”, publicou. “Eu também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda.”
Confira a nota completa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia:
“A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) manifesta publicamente seu veemente repúdio às condutas recentemente noticiadas, ao mesmo tempo em que declara total apoio às ações éticas e disciplinares que serão conduzidas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A SBN reafirma, de forma categórica, que não compactua com quaisquer atos que se afastem dos princípios fundamentais da medicina: o cuidado, a preservação da vida e o respeito incondicional à dignidade humana. Condutas em desacordo com esses valores representam grave afronta não apenas à ética médica, mas também ao juramento de Hipócrates, que norteia e inspira a prática de nossa profissão.
Informamos, ainda, que a SBN está adotando as medidas cabíveis em relação ao ocorrido, reafirmando seu compromisso permanente em zelar pela integridade moral e profissional da neurocirurgia brasileira. Nossa missão é assegurar que o exercício da especialidade seja sempre pautado pela ética, pela responsabilidade e pelo compromisso inabalável com os pacientes, a medicina e a sociedade.”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui