A “taxa das blusinhas” é uma expressão popular utilizada no Brasil para se referir ao novo imposto sobre a taxação das compras feitas por sites internacionais de até US$ 50. Esse imposto foi implementado pelo Governo Brasileiro com o objetivo de aumentar a arrecadação tributária e combater a sonegação fiscal nas compras internacionais de baixo custo, que geralmente são feitas por meio de plataformas de comércio eletrônico.

Taxa das blusinhas
Arthur Lira e o presidente Lula discutiram o assunto nesta terça-feira (28). (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

Origem e Objetivo

A medida foi estabelecida para regularizar e tributar produtos que são frequentemente importados por consumidores brasileiros, especialmente itens de vestuário e acessórios, como blusas, que costumam ser adquiridos em sites estrangeiros. Antes da implementação dessa taxa, muitas dessas compras não eram tributadas, o que gerava uma concorrência com o mercado nacional e uma perda de receita para o governo.

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Governo e Congresso chegam a acordo sobre “taxa das blusinhas”

O Governo Federal e o e o Congresso Nacional concluíram, nesta terça-feira (28), um acordo para a aprovação da nova taxa sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecida como “taxa das blusinhas”. A alíquota definida será de 20%, segundo a CNN Brasil.

O relator do projeto, deputado Átila Lira (PP-PI), havia protocolado uma alíquota de 25% no início da noite, mas após negociações, o percentual foi ajustado para 20%. Este valor é menor que os 60% que seriam aplicados caso a taxa fosse removida completamente do texto.

A construção do acordo teve a atuação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apoia a taxação. O governo inicialmente era contrário à medida devido ao receio de impacto na popularidade do presidente Lula (PT).

Arthur Lira e o presidente Lula discutiram o assunto nesta terça-feira (28), buscando um meio-termo que atendesse ambas as partes. O texto com os termos do acordo já foi apresentado pelo relator.

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Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.