Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), quem não resolver as pendências até essa data terá o título de eleitor cancelado.

TRE alerta que eleitores têm até esta segunda-feira (19) para regularizar pendências e evitar problemas com documentos
Procedimento é necessário para evitar uma série de problemas e impedimentos (Foto: divulgação / TRE-PR)

Segundo o TRE-PR, cada turno de eleição conta como uma votação. Ou seja, deixar de votar em dois turnos de uma eleição e mais um turno de outro pleito já configura a ausência em três eleições.

Veja como consultar sua situação eleitoral

Para verificar a situação eleitoral, o cidadão pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou utilizar o aplicativo e-Título. A regularização também pode ser feita de forma online, pelo sistema Título Net, ou presencialmente em um cartório eleitoral.

  • No menu “Serviços”, clique em “Situação Eleitoral”.
  • Informe seu CPF ou o número do seu Título de Eleitor.
  • O sistema indicará se sua situação está regular ou se há pendências.

Caso apareça a mensagem “Identificamos falta nas três últimas eleições […]”, será necessário regularizar a situação até o dia 19 de maio para evitar o cancelamento do título.

O cancelamento do título pode trazer uma série de consequências, como impedimento para tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos ou renovar matrícula em instituições de ensino públicas, entre outras restrições legais. Mais informações estão disponíveis no site oficial do TRE-PR.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.