Mais de 328 mil pessoas no Paraná podem perder o título de eleitor nas próximas semanas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PR). Todas esses eleitores não conseguiram regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral até a última segunda-feira (19).

Paranaenses tiveram título de eleitor cancelado
A não regularização do título de eleitor acarreta em diversas consequências. (Foto: Divulgação/TRE-PR)

O prazo previa que os eleitores que não votaram nos últimos três turnos das eleições, não justificaram a ausência e nem pagaram as multas deveriam regularizar a situação.

No Paraná, os municípios com mais títulos de eleitores cancelados são:

Vale lembrar que eleitores com voto facultativo, ou seja, menores de 18 anos ou maiores de 70 anos, cidadãs e cidadãos não alfabetizados e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar, não tiveram o título de eleitor cancelado.

Tive o título de eleitor cancelado. Como regularizar?

Prazo para justificar voto termina hoje; confira o passo a passo
Mais de 328 mil eleitores tiveram o título de eleitor cancelado no Paraná. (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Para regularizar e evitar a perda do título de eleitor é preciso que o eleitor procure a um Fórum Eleitoral, das 12h às 18h. É preciso levar um documento de identidade e um comprovante de residência.

Além disso, é preciso quitar as multas existentes pelos delitos eleitorais. É possível pagar por emissão de boleto, Pix ou cartão de crédito (no valor de R$ 3,51 por turno). Caso a pessoa comprove não ter condições de saldar esse débito o juiz eleitoral pode a dispensar desse pagamento.

O procedimento pode ser feito pela internet se o eleitor tiver a biometria cadastrada. Nesse caso, será necessário quitar as multas (menu débito eleitoral) e, após a baixa do pagamento (que pode levar alguns dias), solicitar um procedimento de revisão ou transferência (menu Título Eleitoral).

Quais os riscos desse documento ser cancelado?

  • Não pode votar;
  • Tomar posse em concurso público;
  • Obter passaporte ou CPF;
  • Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial;
  • Conseguir empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo;
  • Participar de concorrência pública;
  • Praticar qualquer ato para o qual seja exigida quitação eleitoral.

Como descobrir se o título de eleitor foi cancelado?

Urnas eletrônicas com problemas foram substituídas no Paraná
Eleitores com biometria cadastrada podem fazer a regularização pela internet. (Foto: TRE)

O cancelamento do título de eleitor não é feito individualmente, sendo assim necessário a verificação por meio do acesso no site do TRE-PR e, no menu, “Serviços” (à direita da tela), clicar em “Situação Eleitoral”. Em seguida, será necessário preencher o campo com o número do Título Eleitoral, CPF ou nome completo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.