Curitiba - A presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargadora Lídia Maejima, derrubou a liminar que suspendia a punição imposta ao deputado estadual Renato Freitas (PT). O político foi punido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com a suspensão das prerrogativas parlamentares por 30 dias, entretanto, uma decisão liminar do TJ-PR tinha suspendido a pena.

Renato Freitas na Alep
Renato Freitas pode ter punição imposta novamente (Foto: Alep)

A decisão liminar do TJ-PR de suspender a punição foi do desembargador Jorge Vargas. O documento foi emitido no dia 13 de agosto, uma semana após a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Alep aprovar a suspensão do deputado Renato Freitas.

Porém, conforme o Blog Politicamente, a presidente do TJ-PR derrubou a liminar e o deputado deve ter as prerrogativas parlamentares suspensas. De acordo com a nova decisão, a liminar poderia transmitir a sensação de impunidade.

“A retirada da eficácia de decisão administrativa disciplinar proferida pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e mantida pela Comissão de Constituição e Justiça causa lesão à ordem pública por transmitir a indevida sensação de ingerência e impunidade”, cita a presidente do TJ-PR na decisão.

A Alep emitiu um comunicado sobre a nova decisão da presidente do TJ-PR.

“A Desembargadora acatou o argumento da Procuradoria da Assembleia de que a decisão monocrática concedida em favor do Parlamentar feria o princípio da separação entre os poderes e a autonomia do Poder Legislativo na aplicação das suas regras regimentais”, comunicou a Alep em nota.

Defesa de Renato Freitas recebe decisão com surpresa

A defesa do deputado Renato Freitas se pronunciou após a derrubada da liminar. Os representantes revelaram que a decisão de Lídia Maejima foi recebida com surpresa.

“A defesa de Renato Freitas vê com surpresa a decisão liminar da Presidência do TJ e estuda as possibilidades de recurso”, informou a defesa.

Com a nova decisão do TJ-PR, a aplicação da pena contra Renato Freitas depende da leitura da Mesa Diretora.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.