O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em suas redes sociais que Israel e o Irã haviam concordado com um cessar-fogo, após mais de uma semana de ataques e um bombardeio americano às instalações nucleares iranianas no sábado (21). No entanto, até o momento os governos israelense e iraniano não confirmaram a trégua.

“Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total, a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem se acalmado e concluído suas missões finais em andamento”, escreveu Trump na noite de segunda-feira (23).
“Após esse período, a guerra será considerada encerrada. Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os EUA e Deus abençoe o mundo”, completou o presidente norte-americano.
Anúncio de cessar-fogo de Trump ocorre após ataque do Irã à base militar dos EUA
A mensagem de Trump foi publicada horas depois que o Irã lançou 14 mísseis contra a base aérea de Al-Udeid, no Catar, a maior instalação militar americana no Oriente Médio. O ataque foi uma retaliação à ofensiva dos EUA contra três de suas instalações nucleares.
A resposta iraniana foi completamente coreografada, já que o regime avisou com antecedência os governos de Catar e EUA, parecendo indicar um desejo de encerrar o conflito. Trump agradeceu o aviso, que permitiu que os militares americanos esvaziassem a base.
“Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, afirmou o presidente americano. “Parabéns, mundo. É hora de paz”, concluiu Trump. (*Com informações do Estadão Conteúdo)
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui