O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em suas redes sociais que Israel e o Irã haviam concordado com um cessar-fogo, após mais de uma semana de ataques e um bombardeio americano às instalações nucleares iranianas no sábado (21). No entanto, até o momento os governos israelense e iraniano não confirmaram a trégua.

donald trump falando sobre querer ser papa
Cessar-fogo anunciado por Trump não foi oficialmente confirmado por Irã e Israel (Foto: REUTERS/Nathan Howard)

“Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total, a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem se acalmado e concluído suas missões finais em andamento”, escreveu Trump na noite de segunda-feira (23).

“Após esse período, a guerra será considerada encerrada. Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os EUA e Deus abençoe o mundo”, completou o presidente norte-americano.

Anúncio de cessar-fogo de Trump ocorre após ataque do Irã à base militar dos EUA

A mensagem de Trump foi publicada horas depois que o Irã lançou 14 mísseis contra a base aérea de Al-Udeid, no Catar, a maior instalação militar americana no Oriente Médio. O ataque foi uma retaliação à ofensiva dos EUA contra três de suas instalações nucleares.

A resposta iraniana foi completamente coreografada, já que o regime avisou com antecedência os governos de Catar e EUA, parecendo indicar um desejo de encerrar o conflito. Trump agradeceu o aviso, que permitiu que os militares americanos esvaziassem a base.

“Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, afirmou o presidente americano. “Parabéns, mundo. É hora de paz”, concluiu Trump. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui     

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.