O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que o Canadá deveria se tornar o “precioso 51º Estado” de seu país. A declaração ocorre no momento em que EUA anunciaram tarifas de 25% sobre as importações canadenses.

Como argumento para o seu pensamento, que tem repetido desde antes da posse, Trump diz que os EUA pagam “centenas de bilhões de dólares para subsidiar o Canadá” e que, “sem esse subsídio massivo, o Canadá deixa de existir como um país viável”.
O presidente disse ainda que os EUA não precisam de nada que o Canadá tenha. “Temos energia ilimitada, deveríamos fazer nossos próprios carros, e temos mais madeira do que jamais poderemos usar”, afirmou, em rede Truth Social, neste domingo, 2.
“Portanto, o Canadá deveria se tornar nosso precioso 51º Estado. Muito menos impostos, e proteção militar muito melhor para o povo do Canadá – e sem tarifas!”
Tarifas sobre importações passam a vigorar na terça-feira (4)
Os Estados Unidos anunciou tarifas de 25% sobre importações do Canadá a partir de terça-feira (4). A única exceção se aplica aos recursos energéticos (petróleo, gás natural e eletricidade), que terão tarifa de 10%.
O país também anunciou tarifa de 25% sobre produtos do México e uma tarifa adicional de 10% sobre produtos da China.
Em retaliação, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou taxas de 25% sobre até US$ 155 bilhões (R$ 903 bilhões) em importações dos EUA.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!