O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, optou nesta segunda-feira (3) por pausar toda a ajuda econômica e militar à Ucrânia. A pausa ocorre dias depois de um bate-boca entre Trump e o presidente ucraniano na Casa Branca.

Um funcionário da Casa Branca afirmou à Associated Press (AP) que a pausa na ajuda deve continuar até que Zelensky esteja disposto a negociar um acordo de paz com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O oficial apontou que todo o equipamento militar dos EUA que estiver a caminho de Kiev não seria entregue aos ucranianos, incluindo armas em trânsito. Segundo o funcionário, trata-se de uma “revisão” para entender se a ajuda a Kiev estava “contribuindo para que a solução seja encontrada”.
Trump e Zelensky discutem após impasse pela resolução da Guerra da Ucrânia
A reunião da última sexta-feira (28) entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e Ucrânia, Volodymyr Zelensky, terminou em bate-boca entre os líderes na Casa Branca.
Trump e Zelensky começaram a discutir após o presidente da Ucrânia fazer um alerta sobre a urgência de frear o ímpeto da Rússia na Guerra da Ucrânia.
“Você tem um oceano bonito, e não sente agora, mas sentirá no futuro”, disse o ucraniano, se referindo a fala de Trump que disse que o problema da segurança da Europa não é dos Estados Unidos, já que eles teriam “um lindo oceano”, disse o presidente ucraniano.
Trump se irritou com a fala de Zelensky e disse que o comportamento do presidente ucraniano era um “desrespeito com os EUA”.
“Você não está em uma boa posição para ditar como devemos nos sentir. Você não tem as cartas agora. Conosco, você começa a ter cartas. Você está jogando com as vidas de milhões de pessoas. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país”, replicou Trump.
Desde o ingresso de Trump à presidência, diversas ameaças contra essa parceria foram feitas, o que inclui uma maior aproximação dos Estados Unidos com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Dados de janeiro deste ano da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que ao menos 12,3 mil civis ucranianos morreram desde o início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Desses mortos, 650 vítimas eram crianças.
*Com informações de Estadão Conteúdo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!