A reunião desta sexta-feira (28) entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e Ucrânia, Volodymyr Zelensky, terminou em bate-boca entre os líderes na Casa Branca.

Discussão entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky ocorre durante a Guerra da Ucrânia
Mais de 12 mil civis ucranianos morreram desde o início da guerra. (Foto: Pixabay)

Trump e Zelensky começaram a discutir após o presidente da Ucrânia fazer um alerta sobre a urgência de frear o ímpeto da Rússia na Guerra da Ucrânia.

“Você tem um oceano bonito, e não sente agora, mas sentirá no futuro”, disse o ucraniano, se referindo a fala de Trump que disse que o problema da segurança da Europa não é dos Estados Unidos, já que eles teriam “um lindo oceano”, disse o presidente ucraniano.

Trump se irritou com a fala de Zelensky e disse que o comportamento do presidente ucraniano era um “desrespeito com os EUA”.

“Você não está em uma boa posição para ditar como devemos nos sentir. Você não tem as cartas agora. Conosco, você começa a ter cartas. Você está jogando com as vidas de milhões de pessoas. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país”, replicou Trump.

O bate-boca entre Trump e Zelensky coloca em dúvida a continuidade do auxílio dos Estados Unidos à Ucrânia durante o conflito com a Rússia.

Desde o ingresso de Trump à presidência, diversas ameaças contra essa parceria foram feitas, o que inclui uma maior aproximação dos Estados Unidos com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Dados de janeiro deste ano da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que ao menos 12,3 mil civis ucranianos morreram desde o início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Desses mortos, 650 vítimas eram crianças.

*com informações da Agência Brasil

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.