Ucrânia diz que duas embarcações comerciais foram atingidas perto do porto de Odessa

Publicado em 25 fev 2022, às 16h12. Atualizado às 17h06.

Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) – A Ucrânia disse que navios de guerra russos bombardearam um navio tanque de bandeira moldava e um navio de carga de bandeira panamenha que iria se abastecer de grãos no porto de Odessa no Mar Negro nesta sexta-feira (25), um dia após a Rússia ter dado início a uma invasão da Ucrânia.

No total, três embarcações não-militares já foram atingidas desde o início da invasão. Na quinta-feira (24), o navio turco de carga Yasa Jupiter foi atingido também perto de Odessa.

O Ministério de Infraestrutura disse que a embarcação da Moldávia, o Millenial Spirit, levava 600 toneladas de diesel no momento do ataque do navio militar russo. Mais cedo nesta sexta, a agência naval moldava disse que a tripulação do Millenial Spirit era russa, e que dois deles ficaram gravemente feridos.

“Nós ouvimos dez minutos atrás que toda a tripulação foi salva, mas que dois deles ficaram seriamente feridos a caminho do hospital”, disse Pavalachi.

De acordo com o ministério ucraniano, o navio de carga Namura Queen também foi atingido por mísseis russos na sexta-feira.

(Reportagem de Julia Payne, reportagem adicional de Ahmad Ghaddar e Anna Pruchnicka)

Cargill

A empresa americana de processamento de alimentos, principalmente soja, a Cargill, também confirmou que um de seus navios foi atingida por um projétil, na quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela assessoria da Cargill brasileira, que informou que o navio permanece em condições de navegação e que a tripulação está bem. Ninguém foi atingido.

O caso ocorreu no Mar Negro, na costa da Ucrânia, onde a Cargill opera um terminal de exportação.

(A informação da Cargill é um complemento do portal RIC Mais à matéria da Reuters)