Ucrânia está pronta para negociar com Rússia sobre neutralidade, diz autoridade
(Reuters) – A Ucrânia quer a paz e está pronta para conversações com a Rússia, inclusive sobre o status neutro em relação à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak à Reuters nesta sexta-feira (25).
“Se as conversações forem possíveis, elas devem ser realizadas. Se em Moscou eles dizem que querem manter conversações, inclusive sobre o status neutro, não temos medo disso”, disse ele através de uma mensagem de texto. “Podemos falar sobre isso também.”
“Nossa disponibilidade para o diálogo é parte de nossa persistente busca da paz”, acrescentou.
A Ucrânia atualmente não faz parte da Otan ou da União Europeia, embora queira aderir a ambas, o que desagrada a Moscou, que governou a Ucrânia no período da União Soviética.
A Ucrânia desistiu de suas armas nucleares, após obter a independência da União Soviética, em troca de garantias de segurança dos países europeus.
Depois de protestos pró-democracia derrubarem um presidente ucraniano aliado à Rússia em 2014, Moscou anexou de Kiev a península da Crimeia, no Mar Negro, e continuou a apoiar os rebeldes que combatiam as tropas do governo no leste do país.
Sete anos depois, o presidente russo, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia por ar, mar e terra na quinta-feira e suas tropas avançavam sobre a capital Kiev nesta sexta.
(Reportagem de Pavel Polityuk)