Uma urna na comunidade de Xaxim, no interior do município de Toledo, no Oeste do Paraná, teve uma das teclas coladas. O equipamento precisou ser substituído.

A urna da seção 234 teve a tecla três colada com uma cola de alta resistência. O fato foi constatado próximo das 9h30 e a votação ficou suspensa até que o equipamento fosse substituído. “Imediatamente já providenciamos os atos para a substituição da urna para propiciar a manutenção do fluxo de votação dos demais eleitores. O que foi feito preservando claro os votos até então depositado na urna, que apenas foram extraídos dela e inserido na urna de substituição e se manteve a votação normalmente”, explicou Luciana Lopes do Amaral Beal, juíza eleitoral.

(Urna com o número três colado | imagens: Daniel Bezerra/RICtv)

Policiais federais foram acionados e registraram o fato. “A Polícia Federal está em diligência com objetivo de identificar o autor do fato. Sendo identificado, será responsabilizado por crime eleitoral”, informou José Roberto Moreira, promotor de Justiça. Antes de o crime eleitoral ser constatado, cerca de 30 pessoas já haviam votado na seção.

De acordo com o Tribunal Regional de Toledo, até o momento 11 urnas foram substituídas.