O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começou nesta quinta-feira (19) a preparar as urnas eleitorais que serão utilizadas na votação deste ano em Curitiba.

Urnas eleitorais começam a ser preparadas em Curitiba para votação
Nos próximos dias, as urnas eleitorais também serão preparadas nas Zonas Eleitorais de Curitiba. (Foto: Divulgação/TRE-PR)

A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, além de representantes do Ministério Público do Paraná (MPPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A preparação contou com a geração de mídias, além da carga e lacração das urnas que irão estar disponíveis aos eleitores das dez Zonas Eleitorais de Curitiba.

A geração de mídias é a gravação dos dados necessários nas mídias (espécie de pen-drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições.

Leia também:

Ao todo, são três formatos de mídia utilizados pela Justiça Eleitoral no dia das eleições:

  • Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições;
  • Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
  • Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.

Já a carga e lacração das urnas eleitorais consiste na instalação dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do MPPR.

Nos próximos dias, as urnas eleitorais também serão preparadas nas Zonas Eleitorais de Curitiba. Todos os processos devem ser encerrados até o dia 29 de setembro.

Esse cronograma deve ser repetido em todo Paraná, mas para os municípios de Paranacity, Piraquara, Londrina e Campina Grande do Sul o prazo pode ser estendido até 1º de outubro.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.