CHICAGO (Reuters) – O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgou nesta sexta-feira uma grande venda de soja norte-americana à China, em um acordo surpreendente antes de uma reunião na cúpula do G20 entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.

O USDA informou que importadores chineses compraram 544 mil toneladas de soja nos EUA para embarque no ano comercial de 2018/19, que termina em 31 de agosto.

Foi a maior venda de soja dos EUA para a China desde o final de março, segundo dados do USDA.

Os contratos futuros de soja da Bolsa de Chicago subiram para máximas da sessão após o anúncio do USDA, antes de reduzirem ganhos, já que o mercado aguarda dados do governo sobre área plantada e estoques trimestrais, que serão divulgados nesta sexta-feira.

Trump e Xi devem se reunir na cúpula do G20 em Osaka, no Japão, pela primeira vez em sete meses, enquanto a guerra comercial entre os EUA e a China entra em seu segundo ano.

Trump disse na sexta-feira que espera por conversas produtivas, mas não fez promessas sobre a suspensão das tarifas que lançaram sombra sobre o crescimento global.

(Reportagem de Karl Plume em Chicago)