A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu foi inaugurada nesta quinta-feira (23), em Capanema. Para a cerimônia era esperada a presença de Jair Bolsonaro, entretanto, o voo de helicóptero para Capanema foi cancelado, por conta do mau tempo. O presidente já estava em Cascavel, no oeste do Paraná.
O avião com o presidente chegou no aeroporto de Cascavel, por volta das 13h. Bolsonaro desembarcou, falou com apoiadores, mas logo depois retornou para Brasília.
Condições climáticas impedem Bolsonaro de ir a inauguração de usina
Por conta das condições climáticas, houve o problema do deslocamento, prejudicando a participação de Bolsonaro no compromisso oficial em Capanema. Lá a previsão era de que a inauguração da Usina do Baixo Iguaçu ocorresse às 14h30.
Após chegar por volta das 13h em Cascavel, já debaixo de chuva, o presidente recebeu a informação que não seria possível se deslocar até Capanema de helicóptero. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 120 km.
Prefeitura informa cancelamento da participação
Em nota, a prefeitura de Capanema informou sobre o cancelamento da participação de Jair Bolsonaro na Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Confira a nota na íntegra:
A direção do Aeroporto de Cascavel acabou de avisar que o presidente Jair Bolsonaro, cancelou a ida para Capanema devido ao mal tempo. Ele ainda está no aeroporto e deve embarcar em seguida para Brasília.
Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu é inaugurada
A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, último aproveitamento energético do Rio Iguaçu, foi inaugurada nesta quinta-feira (23) em Capanema, no Sudoeste do Estado. O empreendimento foi construído por um consórcio formado pela Copel e a Neonergia e recebeu investimento de R$ 2,3 bilhões.
A usina já está operando com as três unidades geradoras de energia e tem 350,2 megawatts (MW) de potência instalada, o suficiente para atender mais de um milhão de pessoas. “O Rio Iguaçu ajuda a iluminar o Brasil. Com esta sexta hidrelétrica, são 9 mil MW de energia gerados ao longo da bacia”, afirmou o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.
Confira o momento da chegada de Bolsonaro a Cascavel: