O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou neste domingo o resultado das eleições municipais e o Paraná terá três cidades com decisão no segundo turno para prefeito.

Veja as cidades do Paraná que terão segundo turno
Três cidades do Paraná terão segundo turno. (Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE)

Os eleitores das cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa terão que voltar às urnas no dia 27 de outubro, data em que está agendada a votação do segundo turno no Paraná.

A votação no segundo turno é majoritária, ou seja, o candidato que registrar mais 50% + 1 voto válido será eleito prefeito.

Leia também:

Confira abaixo os candidatos que irão disputar prefeituras em cidades do Paraná no segundo turno:

Curitiba

O segundo turno das eleições 2024 em Curitiba será entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB). Com 100% das urnas apuradas, Pimentel ficou em primeiro lugar, com 33,51% dos votos válidos. Cristina, em segundo, com 31,17% dos votos.

Quem é Eduardo Pimentel, candidato que ficou em 1º lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Curitiba

Vice-prefeito de Curitiba desde 2017, Eduardo Pimentel (PSD) é formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios e especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Pimentel nasceu em Curitiba em 1984, é casado e tem três filhos. Além disso, é neto do ex-governador do Paraná Paulo Pimentel. O político começou a trabalhar com 16 anos no jornal O Estado do Paraná. Trabalhou ainda nos setores administrativo e comercial da TV Iguaçu, atual Rede Massa SBT.

O vice-prefeito foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor geral do Ceasa – Centrais de Abastecimento do Paraná S/A, e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Ainda, foi secretário de Estado das Cidades e ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas.

Quem é Cristina Graeml, candidato que ficou em 2º lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Curitiba

Jornalista, Cristina Graeml (PMB) foi repórter da Band e Globo no Rio de Janeiro, além de ter passagens pelos estados do Maranhão e Piauí. Porém, a maior parte de sua jornada na imprensa se deu no Paraná, com atuação na RPC e Gazeta do Povo – onde segue como colunista -, Cristina ganhou destaque no estado ao receber diversos prêmios de jornalismo.

Após a eleição de Jair Bolsonaro (PL), a comunicadora passou a atuar como comentarista política da rádio Jovem Pan News, cargo que deixou após a derrota do ex-presidente em 2022. Também tem passagens pela revista Oeste e Rádio Auri Verde de Bauru.

A comunicadora não possui experiência em cargo público. Cristina Graeml se define como conservadora e “100% de direita”. Nascida em 1969, é divorciada e mãe.

Londrina

O segundo turno das eleições 2024 em Londrina será entre os candidatos Tiago Amaral (PSD) e Professora Maria Tereza (PP). Com 100% das urnas apuradas, Amaral ficou em primeiro lugar, com 42,69% dos votos. Maria Tereza, em segundo, com 23,64% dos votos.

Quem é Tiago Amaral, candidato que ficou em 1º lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Londrina

Tiago Amaral (PSD) é deputado estadual do Paraná pelo terceiro mandato consecutivo, já que foi eleito pela primeira vez em 2014. De 2019 a 2022, o deputado foi relator do Orçamento do Paraná. Atualmente, é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR). 

Nascido em Londrina em 1986, Amaral tem 38 anos, é casado e pai de dois filhos. Formado em Direito, atuou como advogado com foco em Gestão Pública e Direito Público e já trabalhou como controlador-geral do Paranacidade, antes de se candidatar para cargos políticos. 

Quem é Professora Maria Tereza, candidata que ficou em 2º lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Londrina

A Professora Maria Tereza (PP) é formada em Direito, especialista em Gestão Pública e também realizou um curso em Harvard, nos Estados Unidos. Em 2017, se mudou para Londrina para assumir o cargo de secretária de Educação da cidade paranaense, após passar em um concurso público do município. 

Maria Tereza nasceu em 1980 na cidade de Guiratinga, no Mato Grosso, e atualmente está com 44 anos. Ela se formou no Magistério em 1998 e ministrou aulas para a Educação Básica por 12 anos. Além disso, entre 2007 e 2012, foi mediadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Maria também tem formação como Intérprete de Libras com certificação expedida pelo Ministério da Educação (MEC).

Ponta Grossa

O segundo turno das eleições 2024 em Ponta Grossa será entre os candidatos Elizabeth Schmidt (União Brasil) e Mabel Canto (PSDB). Com 100% das urnas apuradas, Mabel ficou em primeiro lugar, com 28,87% dos votos. Schmidt, em segundo, com 27,51% dos votos. 

Quem é Mabel Canto, candidata que ficou em 1º lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Ponta Grossa

Mabel Canto (PSDB), nasceu em 1985, tem 39 anos, é deputada estadual e advogada. Mabel se formou em Direito pela Faculdade Cescage, no ano de 2010 e atua na área desde 2012

Além disso, é radialista e iniciou a carreira aos 15 anos. Trabalhou como assessora jurídica na Secretaria de Segurança Pública do Estado e atuou como técnica responsável pela gerência do Programa Leite das Crianças na região dos Campos Gerais.

Nascida em 1985, em Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, Mabel é casada e mãe de dois filhos.

Quem é Elizabeth Schmidt, candidata que ficou em 2º lugar no primeiro turno das eleições 2024 em Ponta Grossa

Formada em pedagogia e nascida em Ponta Grossa no ano de 1951, Elizabeth Schimidt (União Brasil) é casada, mãe de três filhos e tem 73 anos. A política é especialista e mestre em educação. Além disso, em 2005, atuou como secretária municipal de Cultura e Turismo da cidade. 

Nos anos de 2015 e 2016, foi secretária de Administração e Recursos Humanos e foi eleita vice-prefeita de Ponta Grossa para a gestão 2017-2020.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.