Os movimentos Vem Pra Rua e MBL (Movimento Brasil Livre) realizam em várias cidades do país atos contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) neste domingo (12). Em Curitiba, a manifestação está marcada para às 15h na Boca Maldita, no centro da capital. 

Em nota, o MBL declarou que os protestos ocorrem em resposta às manifestações do dia 7 de setembro e às declarações feitas pelo próprio presidente na data em questão. Para os participantes do movimento, o mandatário incitou seus seguidores à ruptura institucional ao pedir o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras falas. 

Na quinta-feira (9), Bolsonaro publicou uma carta na qual sinaliza um recuo em relação às suas declarações radicais, mas os organizadores a encararam com ceticismo e decidiram manter o ato. 

Os protestos convocados pelos movimentos de centro-direita acabaram ganhando adesão de centrais sindicais e de partidos como o PDT de São Paulo. Até semana passada, a ideia era fazer uma oposição também ao ex-presidente Lula (PT), que aparece em primeiro lugar em várias pesquisas sobre as eleições de 2022, mas após conversas com apoiadores da manifestação, os movimentos decidiram focar apenas no impeachment do presidente Bolsonaro

Ainda segundo os movimentos, o protesto será apartidário e a intenção é evitar o seu uso como palanque político. Para isso eles pediram para que os participantes usem roupas brancas e solicitou que figuras políticas que subirem em carros para fazerem discurso, retirem bandeiras de partidos e movimentos, cobrindo o veículo com uma bandeira branca e a palavra “democracia”, durante suas falas.

Estão previstos atos neste domingo em 15 capitais do país.