A condenação não torna o parlamentar inelegível, mas a sua candidatura a deputado estadual pode ser indeferida pela Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná determinou a cassação do diploma do vereador de Curitiba João Galdino de Souza, o Professor Galdino (PSDB). A Corte do Tribunal acatou por unanimidade um recurso contra expedição de diploma interposto pelo Ministério Público Eleitoral.

Caso o vereador apresente recurso, poderá exercer o mandato até que saia uma decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral. Se o Professor Galdino perder o mandato, quem assumirá sua vaga no legislativo municipal de Curitiba, será o suplente Zezinho do Sabará (PSB).

O parlamentar foi condenado em outubro de 2012 por ter descumprido ordens de um funcionário da Justiça Eleitoral durante a campanha do então candidato à prefeitura de Bituruna, Rodrigo Rossoni (PSDB).

A condenação não torna o Professor Galdino inelegível. Ele registrou candidatura a deputado estadual para as eleições de 2014. Mas sua intenção de concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa pode ser barrada, pois o vereador curitibano responde a um pedido de impugnação sobre sua candidatura que ainda está para ser decidido pela Justiça eleitoral até o dia 5 de agosto.

Leia aqui: Justiça eleitoral registra 26 impugnações a candidaturas no Paraná.

Os direitos políticos de Galdino estavam suspensos, pois na data em que recebeu o diploma de vereador, em dezembro de 2012, não havia cumprido a pena à qual foi condenado (três meses em regime aberto, convertidos em prestação pecuniária, e multa).

Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.

Clique aqui para ler todo o conteúdo da cobertura eleitoral do RIC Mais.

Em entrevistas concedidas a diversos veículos de comunicação, o vereador considera ser vítima de perseguição política e afirma que irá recorrer da decisão.