Durante uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Toledo, no oeste do Paraná, na segunda-feira (9), um vereador usou do seu tempo na tribuna para denunciar ataques racistas, dos quais vem sendo vítima pelas redes sociais. (Veja vídeo abaixo)

O parlamentar Gilson Francisco (Cidadania) afirmou que não conhece o autor das publicações e também não compreende os motivos para os ataques. Nos posts realizados em um perfil particular, montagens comparam o vereador a um macaco.

“Eu tenho orgulho dessa minha cor, muito orgulho mesmo. E infelizmente, não conheço esse cidadão, não conheço esse senhor com esse preconceito, com esse racismo à minha pessoa”,

disse o vereador.

A página onde as publicações citadas pelo vereador são veiculadas não apresenta o nome real do criador. No perfil, a pessoa diz ser um advogado e faz diversas postagens sobre as movimentações políticas da cidade de Toledo.

De acordo com Francisco, medidas legais já estão sendo tomadas. Além disso, ele afirmou que acionará o Ministério Público do Paraná (MP/PR) e os Direitos Humanos.

Ao fim da denúncia, o parlamentar foi aplaudido e recebeu palavras de apoio de seus companheiros.

Nas redes sociais, o autor das publicações se pronunciou, afirmando não se tratar de racismo e sim cobrança enquanto membro da sociedade, já que Gilson é uma figura pública.

Veja a denúncia do vereador:

https://www.youtube.com/watch?v=9Dbjm7VYddo&feature=youtu.be