A vereadora Ana Júlia Ribeiro (PT), de 22 anos, tomou posse na manhã desta terça-feira (23), no Palácio Rio Branco, na Câmara Municipal de Curitiba. Esta é a segunda vez que a jovem é nomeada, ambas após a cassação do companheiro de partido, Renato Freitas. Com a nova decisão, agora a bancada feminina conta com nove representantes e é a maior da história da capital paranaense.

Durante o discurso de posse, Ana Julia voltou a defender que é contra a cassação de Renato Freitas, mas dará continuidade ao trabalho do Partido dos Trabalhadores (PT). Na cerimônia, a nova vereadora fez o juramento, assinou o termo de posse e recebeu a placa que utilizará para identificação na Câmara.
Cassação de Renato Freitas
Renato Freitas foi condenado por quebra de decoro parlamentar, por perturbação de culto religioso e realização de manifestação política no interior da Igreja do Rosário, em 5 de fevereiro.
No dia 05 de agosto, o plenário confirmou a cassação do mandato de Renato, por 23 a 7 votos. Ainda estudante universitária, é a segunda vez que a acadêmica é empossada no cargo. A primeira foi no dia 04 de julho. Porém Freitas retomou ao mandato e, Ana Júlia retornou à suplência, devido a concessão liminar em agravo de instrumento movido pela defesa do parlamentar, em que a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima suspendeu os efeitos da Sessão Especial de Julgamento do Processo Ético Disciplinar.
Atualmente, a vereadora cursa Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Em 2016, estava presente na liderança estudantil secundarista durante as ocupações dos colégios estaduais, em contestação à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016.