Única mulher em exercício na Câmara Municipal de Formigueiro (RS), a vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, de 49 anos, foi encontrada morta a facadas na manhã desta terça-feira (17). O corpo da parlamentar foi visto por agricultores em uma estrada no município de Formigueiro, Rio Grande do Sul, onde ela atuava.

Vereadora Elisane.
A vereadora morta era a única mulher em exercício na Câmara (Foto: reprodução/ Câmara Municipal de Vereadores de Formigueiro/RS)

Conforme o Metrópoles, Elisane apresentava ao menos 10 perfurações, principalmente na região do pescoço. Descartando a hipótese de latrocínio, nenhum item da vereadora, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi levado. A bolsa, carteira, celular, cartões bancários e dinheiro estavam próximos ao corpo.

Encontrada pelos trabalhadores da região, Elisane estava caída ao lado de uma caminhonete Fiat Strada branca, em uma estrada da localidade de Rincão dos Machado. Segundo informações do jornal do RS, “Zero Hora”, a Polícia Civil estima que o crime tenha ocorrido durante a madrugada de terça-feira.

Deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) comenta sobre possibilidade de feminicídio

A vereadora tinha participado de uma sessão na Câmara dos Vereadores na noite da última segunda-feira (16), horas antes de ser assassinada. Para o Ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acredita ter sido um caso de feminicídio.

Ele se solidarizou com Elisane, de quem era próximo, e pediu por justiça nas investigações:

“Tudo leva a crer que foi um caso de feminicídio. Ela participou da sessão da Câmara ontem e foi encontrada próxima ao carro com dez facadas. Provavelmente foi morta ontem à noite ou hoje de manhã. Estamos pedindo justiça”, relatou Paulo Pimenta ao Metrópoles.

O deputado também compartilhou um vídeo nas redes sociais sobre a morte da colega:

“Sua morte não pode ser naturalizada”, diz nota do PT sobre Elisane

Em nota, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT do Rio Grande do Sul comentou sobre o fato de Elisane Rodrigues ser a única mulher eleita na Câmara Municipal de Formigueiro. A vereadora foi eleita em 2024 para seu primeiro mandato pelo PT e era comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa Quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo.

“Com imensa dor e indignação, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT do Rio Grande do Sul se solidariza com a família, amigas, companheiras de militância e com toda a comunidade de Formigueiro diante do brutal assassinato da vereadora Elisane Rodrigues, ocorrido na manhã desta terça-feira (17)”.

Sua morte não pode ser naturalizada.

Seguiremos honrando a memória da companheira Elisane com mais luta, mais organização e mais coragem.

Elisane presente, hoje e sempre”, diz nota do partido.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato


Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.