A vereadora Laís Leão (PDT) e o Partido Democrático Trabalhista do Paraná (PDT-PR) protocolaram uma Notícia de Crime, nesta segunda-feira (6), na Justiça Eleitoral contra o Blog do Tupan. O documento aponta que o autor agiu com violência política de gênero na primeira semana de janeiro.

Vereadora faz denuncia contra blog após ataques machistas
O ato da vereadora acontece após o blogueiro reconhecer o erro e retirar a matéria do ar (Foto: Diretoria de Comunicação Social/CMC)

Na cerimônia de posse realizada no dia 1° de janeiro, o blog publicou um conteúdo intitulado  “Vereadoras sexualizam na posse”, se baseando nas roupas usadas pelas parlamentares, para fazer comentários considerados pela parlamentar e pelo partido como machistas e misóginos.

“Ao sexualizar as vestimentas adotadas pela Noticiante e por suas colegas de bancada, o Noticiado desqualifica as parlamentares por meio de discursos discriminatórios e sexistas – o que foi inclusive reconhecido pelo próprio autor do delito sua em nota de retratação”, diz trecho da notícia de crime. 

Na avaliação da vereadora, é preciso tomar as medidas jurídicas cabíveis para que o crime não fique impune. 

A violência política de gênero existe no Código Eleitoral desde 2021. Conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de agosto de 2021 a agosto de 2024, houve 215 denúncias do crime, indicando subnotificação. 

De acordo com o Relatório 2022-2023 de Violência Política contra a mulher feito pela ONG  Transparência Eleitoral Brasil, 34% das situações ocorreram em ambiente virtual.

“Não podemos deixar este episódio lamentável passar em branco. Violência política de gênero é crime. Acionamos a Justiça não pensando apenas nos ataques que eu e minhas colegas vereadoras sofremos, mas nas meninas e mulheres que um dia talvez também possam ocupar este lugar”, afirma Laís Leão. 

A Justiça deve encaminhar a notícia de crime ao Ministério Público Eleitoral, que deve decidir se oferece ou não a denúncia. 

Blogueiro reconheceu que errou

Após as repercussões negativas, o Blog do Tupan divulgou uma nota, ainda na última sexta-feira (3), em que reconhece o erro e aponta que adotará “medidas internas” para evitar conteúdos desse tipo.

“No último dia dia dois de janeiro de 2025, publicamos em nosso blog uma matéria com observações infelizes sobre a cerimônia de posse dos vereadores de Curitiba, realizada em 1º de janeiro de 2025. Reconhecemos que o conteúdo da publicação gerou interpretações negativas e causou desconforto às vereadoras e ao público em geral”, disse a nota.

Confira o conteúdo completo da nota do Blog do Tupan aqui.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.