A vereadora Laís Leão (PDT) e o Partido Democrático Trabalhista do Paraná (PDT-PR) protocolaram uma Notícia de Crime, nesta segunda-feira (6), na Justiça Eleitoral contra o Blog do Tupan. O documento aponta que o autor agiu com violência política de gênero na primeira semana de janeiro.

Na cerimônia de posse realizada no dia 1° de janeiro, o blog publicou um conteúdo intitulado “Vereadoras sexualizam na posse”, se baseando nas roupas usadas pelas parlamentares, para fazer comentários considerados pela parlamentar e pelo partido como machistas e misóginos.
“Ao sexualizar as vestimentas adotadas pela Noticiante e por suas colegas de bancada, o Noticiado desqualifica as parlamentares por meio de discursos discriminatórios e sexistas – o que foi inclusive reconhecido pelo próprio autor do delito sua em nota de retratação”, diz trecho da notícia de crime.
Na avaliação da vereadora, é preciso tomar as medidas jurídicas cabíveis para que o crime não fique impune.
A violência política de gênero existe no Código Eleitoral desde 2021. Conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de agosto de 2021 a agosto de 2024, houve 215 denúncias do crime, indicando subnotificação.
De acordo com o Relatório 2022-2023 de Violência Política contra a mulher feito pela ONG Transparência Eleitoral Brasil, 34% das situações ocorreram em ambiente virtual.
“Não podemos deixar este episódio lamentável passar em branco. Violência política de gênero é crime. Acionamos a Justiça não pensando apenas nos ataques que eu e minhas colegas vereadoras sofremos, mas nas meninas e mulheres que um dia talvez também possam ocupar este lugar”, afirma Laís Leão.
A Justiça deve encaminhar a notícia de crime ao Ministério Público Eleitoral, que deve decidir se oferece ou não a denúncia.
Blogueiro reconheceu que errou
Após as repercussões negativas, o Blog do Tupan divulgou uma nota, ainda na última sexta-feira (3), em que reconhece o erro e aponta que adotará “medidas internas” para evitar conteúdos desse tipo.
“No último dia dia dois de janeiro de 2025, publicamos em nosso blog uma matéria com observações infelizes sobre a cerimônia de posse dos vereadores de Curitiba, realizada em 1º de janeiro de 2025. Reconhecemos que o conteúdo da publicação gerou interpretações negativas e causou desconforto às vereadoras e ao público em geral”, disse a nota.
Confira o conteúdo completo da nota do Blog do Tupan aqui.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui