A vereadora de Pinhais, Jane Carteira (Solidariedade), de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi condenada por improbidade administrativa pelas acusações de prática de “rachadinha”. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25).

Vereadora reeleita na Grande Curitiba é condenada por rachadinha
Jane foi a sexta vereadora mais votada nas eleições de 2024 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Leia mais:

De acordo com o Ministério Público do Paraná, a vereadora condenada teria se apropriado de R$ 39 mil dos servidores de seu gabinete na Câmara de Vereadores. 

Ela foi sentenciada à perda do cargo e dos valores desviados, devidamente corrigidos, e pagamento de multa. Além disso, ela terá os direitos políticos suspensos por oito anos e está proibida de contratar ou receber benefícios com o poder público pelo mesmo período. 

A promotoria alega que ela se apropriou de R$ 39 mil dos servidores. Esse valor serviu de base para fixação da multa e do montante a ser perdido do patrimônio da agente política. Os fatos aconteceram durante a gestão 2013 a 2016. 

Jane foi a sexta vereadora mais votada nas eleições de 2024, em Pinhais. A decisão da condenação ainda cabe recurso. 

Procurada pelo portal RIC, a vereadora afirmou que exercerá seu mandato e que sua defesa recorrerá da decisão. “Na condição de vereadora gestão 2021/2024 e reeleita vereadora de Pinhais para a gestão 2025/2028, esclareço aos meus eleitores e à população, que vou exercer o cargo de vereadora em Pinhais e essa decisão da justiça é de Primeira Instância cabendo recurso ao Tribunal de Justiça e aos Tribunais em Brasília. Informo que meus advogados estão trabalhando no recurso e continuo firme e forte no meu trabalho e propósito de servir a comunidade. Um grande abraço e Deus nos abençoe”, diz a nota.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.