Vereadores de Cascavel aprovam, em segunda votação, uso facultativo de máscaras em ambientes abertos
Em segunda votação, a Câmara de Vereadores de Cascavel, no oeste do Paraná, aprovou, por 14 votos a 5, o projeto de lei que propõe o uso facultativo de máscaras em ambientes abertos. A proposta foi votada novamente nesta terça-feira (15) e agora será enviada para aprovação do prefeito.
O projeto foi idealizado pelo vereador e presidente da Casa Alécio Espínola (PSC), com a assinatura de mais 12 vereadores.
Na primeira votação, realizada na segunda-feira (14), o uso facultativo das máscaras em ambientes abertos em Cascavel teve a aprovação por 14 votos favoráveis e 6 contrários.
Agora, o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, tem 15 dias para sancionar e promulgar a lei, ou então, apresentar um veto.
Para Alécio Espínola, apesar de ir contra a lei estadual, em vigor desde 2020, que exige o uso do item em ambientes abertos e fechados, ele afirma que não é necessário esperar uma decisão do Governo do Estado para sancionar o projeto, uma vez que a ação está respaldada na lei.
Flexibilização das máscaras
No Paraná, algumas cidades já aprovaram o uso facultativo das máscaras. Em Arapongas, no norte do estado, Marechal Cândido Rondon, no oeste, a decisão aconteceu ainda na quinta-feira (10). Já em Imbituva, na região centro-sul, os empregadores podem decidir se vão exigir ou não o uso do item dentro das empresas desde sexta-feira (11).
Irati, nos Campos Gerais, a determinação vale tanto para ambientes abertos quanto para fechados, com exceção de estabelecimentos de saúde. O mesmo ficou decidido desde quinta-feira (10) para Inácio Martins, no centro-sul. Além dessas cidades, Itaipulândia e Assis Chateaubriand, no oeste, também aprovaram o uso facultativo das máscaras.
O último município a adotar a decisão foi Laranjeiras do Sul, no centro-oeste, que desde segunda-feira (14) flexibilizou o uso do acessório.