Curitiba - A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta terça-feira (6) um projeto de lei que pune com multa quem for flagrado pegando “rabeira” em veículos. A medida foi motivada pela morte do adolescente Lucas Vicente, atropelado no dia 26 de abril enquanto se segurava na traseira de um ônibus na Linha Verde. O assunto é um dos destaques da edição desta terça-feira do Ric Notícias Opinião, da rádio Jovem Pan News (assista ao vivo no final da matéria).

Painel de votação da Câmara Municipal de Curitiba
A multa será aplicada a quem pegar rabeira com bicicleta, patinete, skate ou qualquer outro equipamento de mobilidade individual não motorizado ou de micromobilidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A penalidade será de 100 vezes o valor da tarifa do transporte coletivo, atualmente em R$ 6. O equipamento usado na infração — como bicicleta, skate ou patinete — será apreendido e só poderá ser retirado após o pagamento da multa. Em caso de reincidência, o valor aumenta 50%. Se o infrator for menor de idade, o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar.

Multa para quem pegar “rabeira”; entenda a prática ilegal

A prática da “rabeira” — segurar-se em veículos para ser impulsionado — passa a ser proibida com qualquer meio de micromobilidade em vias públicas, canaletas e faixas exclusivas de ônibus. A fiscalização será feita por agentes públicos, e os recursos arrecadados com as multas irão para o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC).

“O projeto visa coibir, e coibir também é educar. […] Ninguém aqui pode sentir a dor do pai, mas quem é pai pode imaginar, esta é uma dor que só ele pode mensurar”, afirmou o vereador Da Costa do Perdeu Piá.

O texto ainda precisa passar por uma segunda votação, que deve acontecer nesta quarta-feira (07), antes de seguir para sanção do prefeito.

Com informações da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Assista ao vivo ao Ric Notícias Opinião desta terça-feira:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui