Os vereadores de Curitiba iniciam, nesta segunda-feira (2), o ano legislativo de 2026. A primeira sessão plenária do ano ocorre às 9 horas, no prédio histórico da Câmara Municipal, com presença do prefeito Eduardo Pimentel (PSD).

A presença do Chefe do Executivo é uma tradição na abertura dos trabalhos parlamentares. A sessão será presidida pelo vereador Tico Kuzma (PSD), presidente do Legislativo municipal, e não terá votações de projetos, indicações ou requerimentos. Todos eles serão retomados na terça-feira (3).
Além do prefeito Eduardo Pimentel, também participam da solenidade Paulo Martins, vice-prefeito, o conselheiro Ivens Linhares, presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), o defensor Matheus Munhoz, à frente da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), e o desembargador José Laurindo de Souza Netto, representando a direção do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).
De acordo com a Câmara, o ano legislativo começa com cerca de 350 projetos de lei aptos a serem votados em plenário, somando aqueles protocolados no ano passado pelos vereadores, que já tramitaram pelas comissões temáticas, e os vindos da legislatura anterior, que foram resgatados do arquivamento pelos parlamentares reeleitos. Destes, cinco são da Prefeitura de Curitiba, o que inclui a criação do Conselho Municipal da Segurança Pública e Defesa Social.
Em 2025, mais de mil projetos de lei foram protocolados pelos parlamentares, além de 41.041 requerimentos à Prefeitura.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui