Vereadores discutem implantação da 'tarifa zero' no transporte público de Curitiba
O aumento da tarifa de ônibus para R$ 6 levou os vereadores de Curitiba a discutirem a implantação da “tarifa zero” na capital durante a sessão de quarta-feira (1°). Cinco parlamentares debateram as circunstâncias do reajuste, o aumento do preço dos combustíveis e até a CPI do transporte realizada na Casa em 2013.
Leia mais:
- Deputado aciona Procon-PR contra o aumento da passagem de ônibus em Curitiba
- Passageiros reclamam de aumento da tarifa de ônibus em Curitiba; “que melhore o serviço”
De acordo com o vereador Tico Kuzma (Solidariedade), quem utiliza o transporte coletivo é porque tem necessidade. “O serviço de transporte coletivo é público igual é a Saúde e a Educação, que quem utiliza o faz por necessidade”, disse Kuzma.
Angelo Vanhoni (PT) diz que o assunto deve ser debatido com seriedade na Câmara e questiona a quantidade de pessoas que utiliza o serviço em Curitiba.
A Casa deveria começar a debater com seriedade a tarifa zero, pois o transporte coletivo deve ser um direito universal. Quantas pessoas andam de carro em Curitiba? Milhares. Mas a maioria anda de ônibus, é um número muito grande”, disse Vanhoni.
O Procon-PR abriu um procedimento administrativo para apurar a falta de informação em relação ao aumento no valor das passagens sem aviso prévio e a demora no carregamento de créditos do transporte coletivo urbano pela URBS.