A Câmara Municipal de Curitiba promove na próxima sexta-feira (23), uma audiência pública para discutir a atividade dos guardadores de carro nas ruas da capital. O debate, marcado para às 9h, será conduzido pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), autor de um projeto de lei que busca regularizar o trabalho na cidade.

Na justificativa da proposta, o vereador argumenta que muitas pessoas se sentem inseguras ao serem abordadas pelos guardadores, que pedem pagamento pelo serviço, e defende que o trabalho deveria ser realizado de maneira mais profissional. Porém, devido à existência de uma lei federal que regulamenta a atividade, o parlamentar busca uma solução para tornar o convívio entre os motoristas e os guardadores de veículos “mais justo e saudável”.

“A verdade é que a norma federal foi regulamentada em 1977 e, de lá pra cá, muitas mudanças ocorreram no trânsito e na rotina das cidades. Essa mesma lei também define espaços para lavadores de carros, por exemplo”, argumenta Braga Côrtes, ao convidar a população para discutir o assunto.

Ainda segundo o parlamentar, a iniciativa busca trazer maior segurança ao cidadão curitibano. “O motorista muitas vezes se sente coagido ao pagamento de valores aos flanelinhas, por temer pela sua integridade física e pelo seu patrimônio”, justificou. As sugestões feitas na audiência pública serão consideradas para eventuais alterações do projeto.