Amantes de fotografia, profissionais ou amadores, com câmera de última geração ou uma digital sem zoom, terão a oportunidade de aprimorar ainda mais o olhar fotográfico no workshop Olhares, que será apresentado pelos viajantes e fotógrafos Patricia Schussel Gomes e Brian Baldrati, nos dias 19, 20 e 21 de setembro em Curitiba. Os dois são criadores do projeto World Sweet Home, página que reúne e compartilha experiências de viagens dos autores pelo mundo inteiro.
Segundo Patrícia, o curso, que acontece no Museu Guido Viaro, vai atender qualquer pessoa com interesse em composição fotográfica, sem restrições de equipamento ou conhecimento técnico. Ele pretende trabalhar a maneira de ver situações do dia-a-dia ou até mesmo em momentos de lazer. As inscrições podem ser feitas na página: https://www.eventick.com.br/olhares_curitiba
Patricia e Brian, ávidos em conhecer novas culturas e lugares, nunca viajaram apenas com o propósito de capturar imagens. Contudo, a dupla percebeu que a vontade de eternizar os momentos vividos foi o elemento principal para criar um olhar diferenciado. Suas experiências com o pé na estrada foram verdadeiras escolas de fotografia e agora, após estudarem e se dedicarem à profissão, eles querem repassar este conhecimento.
Como bons andarilhos, eles também pretendem levar o workshop para rodar o Brasil. Essa nova jornada também será divulgada através da página e, quem se identificar, pode acompanhar tudo por lá.
“A boa fotografia não depende de nenhum equipamento espetacular ou de uma sorte momentânea; a melhor câmera é aquela que você tem em mãos e o momento é seu olhar que cria”, diz Patrícia.
O curso terá duração de 15 horas e o aluno terá que investir R$ 270,00. No roteiro, além do conteúdo teórico, regras de composição e saídas fotográficas. As vagas são limitadas, já que o grupo vai até 12 pessoas. É possível realizar a inscrição até dia 18/09, às 16h.
Sobre a fotógrafa:
O sentimento de pertencimento a todos os lugares é o que move a fotógrafa e designer Patricia Schussel Gomes, que divide a autoria do projeto World Sweet Home com o também fotógrafo e viajante Brian Baldrati. A página no facebook tem mais de 6 mil curtidas e reúne e compartilha experiências de viagens com autores do mundo inteiro.
Patrícia conta que quando começou a fotografar, não tinha nenhum curso na área. A curiosidade e o gosto pela arte foram sua maior escola. “Eu comecei com uma câmera amadora, fuçando nas funções e me virando com o que eu tinha. Não tinha grana pra comprar um equipamento profissional. Na viagens eu preferia gastar o que tinha em experiencias do que em cursos e equipamentos. Por isso mesmo decidi dar o workshop. Eu aprendi naturalmente e sei que qualquer um também pode.
Patrícia é formada em design gráfico e sempre gostou muito de fotografia, mas não levava a sério. No meio da faculdade decidiu ir sozinha pra Nova Zelandia e ter uma experiencia diferente. “Queria abrir a cabeça um pouco mais e me virar sozinha”, conta.
Depois de voltar ao Brasil e terminar a faculdade, Patrícia começou a procurar outra forma de cair na estrada novamente. “Eu nunca voltei completamente da Nova Zelândia, porque na verdade eu queria ter ficado mais tempo lá. Mas nessa segunda viagem eu estava buscando um choque cultural, uma coisa um pouco mais extrema”, descreve a fotógrafa.
Nessa busca, Patrícia encontrou a AIESEC, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve lideranças responsáveis e empreendedoras por meio de intercâmbios. A viajante economizou dinheiro e foi para a Índia, trabalhar com agências de design. “Fui para trabalhar um ano e acabei ficando quase dois anos. Foi nessa viagem que me apaixonei pela fotografia e adotei meu estilo próprio”, conta a mochileira, que adora destacar as cores nos seus cliques.
Depois da experiência, as fronteiras se abriram e Patrícia conheceu vários países da Ásia. “Todos os dias eu me pergunto o por quê dessa necessidade de viajar. Nunca encontrei uma resposta só. Mas não vejo motivo pra ficar parada com tanta coisa pra ver no mundo”, conclui. Confira alguns cliques de Patrícia pelo mundo na galeria acima. Tem fotos inclusive do litoral paranaense, na Bahia de Paranaguá, registradas quando a fotógrafa participou como voluntária do projeto social Barco Sorriso.