Brasil - Câmeras de segurança de um supermercado de Blumenau, em Santa Catarina, flagraram o juiz federal Eduardo Appio, da 18ª Vara de Curitiba e que atuou na Operação Lava Jato, furtando uma garrafa de champagne. As imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (15). Confira o vídeo abaixo!

Appio passou a ser investigado pelo furto das bebidas em outubro deste ano, quando o caso ocorreu e veio à tona. As imagens mostram o juiz circulando por corredores do supermercado com uma cesta com itens.
Em determinado momento, Eduardo Appio, na seção de bebidas, pega uma garrafa de uma conceituada marca francesa, comercializada por R$ 399. Ele circula pelo estabelecimento com a garrafa na mão e a guarda em uma sacola. Ele ainda teria deixado o supermercado com outras duas garrafas da mesma bebida, sem pagar.
Após a divulgação do furto, o juiz federal passou a ser alvo de uma investigação conduzida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e foi suspenso do cargo.
Inimigo da Lava Jato
Eduardo Appio ganhou popularidade por ser um dos principais críticos da Operação Lava Jato dentro do Poder Judiciário. Em 2023, o juiz federal chegou a assumir o posto do ex-juiz Sergio Moro (União-PR) na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba.
No mesmo no cargo antes ocupado pelo agora senador pelo Paraná, Appio criticou o trabalho realizado por Moro, Deltan Dellagnol (Novo) e outros integrantes da Lava Jato, chegando a chamar a condução deles nos processos de “operação criminosa”.
O juiz federal ainda foi principal fonte para o livro Tudo por dinheiro: a ganância da Lava Jato, escrito por Salvio Kotter. A obra retrata, por meio de passagens biográficas e relatos de bastidores, os métodos, supostamente utilizados, por Moro, Dallagnol e outros no comando da Operação.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.