Durante os períodos eleitorais, muitos eleitores ficam em dúvida sobre como funciona o voto nulo e o voto em branco. Principalmente, surge a dúvida de que, se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição inteira é anulada.

Voto nulo cancela eleição? Veja a origem do mito
Os votos brancos e nulos não afetam o resultado da eleição diretamente (Foto: Divulgação/TRE-DF)

Entretanto, isso não é verdade. Em suma, os votos brancos e nulos são descartados durante a contagem de votos e servem apenas para fins estatísticos. 

Como o voto é obrigatório no Brasil, o eleitor é obrigado a comparecer às urnas. Contudo, ele não é obrigado a escolher um dos candidatos. Nestes casos, o eleitor pode anular o voto ou votar em branco. 

De acordo com Fernando Alencastro, secretário Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos nulos e em branco não interferem no resultado da eleição. “Apenas os votos válidos permitem identificar os candidatos eleitos”, explicou. “A diferença entre votos nulos e brancos está apenas na maneira como o eleitor prefere invalidar seu voto”. 

Entenda a origem do boato do “voto nulo” 

A princípio, o art. 224 do Código Eleitoral afirma que, caso a nulidade atinja mais da metade dos votos do país, deve ser marcada uma nova eleição. Contudo, “nulidade” não é sinônimo do voto nulo marcado na urna eletrônica.

Voto nulo cancela eleição? Veja a origem do mito
Saiba o que precisa acontecer para uma eleição ser anulada (Foto: Divulgação/José Cruz/Agência Brasil)

No caso, a nulidade decorre da constatação de fraude nas eleições. Ou seja, caso um candidato que tenha sido cassado por compra de votos tenha recebido mais de metade dos votos, a eleição é anulada e é convocada a eleição suplementar. Em resumo, o voto nulo não tem poder de cancelar uma eleição. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.