Dois homens estão detidos na 8a Subdivisão Policial (SDP) de Paranavaí, por manterem focos do mosquito da dengue nos ferros-velhos dos quais tomavam conta. Segundo o delegado Osmir Ferreira Júnior, os comerciantes já tinham sido notificados três vezes.

A prisão foi feita nesta quarta (17), durante ação conjunta de agentes de saúde, policiais e promotores que procuravam por focos do mosquito. Os dois ferros-velhos com criadouros eram próximos, mas pertenciam a pessoas diferentes. De acordo com Osmir Ferreira, havia muitas larvas do mosquito nos dois locais.

O delegado disse que os homens responderão pelos crimes de infração de Medida Sanitária, desobediência e por crime ambiental (poluição). Com as três infrações, a pena dos comerciantes pode chegar a quatro anos e, portanto, não será estabelecida fiança.

A prisão serve de alerta para que se tome mais cuidado com os criadouros em casas ou comércio. Segundo Ferreira, se o dono de um estabelecimento ou casa receber notificação uma vez e não cumprir as medidas necessárias, ele pode ser preso por desobediência.

A cidade enfrenta epidemia de dengue desde janeiro. O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde apresenta 6.836 casos confirmados. Aproximadamente 10% dos moradores de Paranavaí já tiveram ou estão com a doença.