Carvão ativado para gatos: veja quando e como usar

por Pauline Machado
Jornalista e Acadêmica de Medicina Veterinária
Publicado em 7 nov 2022, às 00h49. Atualizado às 13h55.

Algumas pessoas nunca ouviram falar em carvão ativado, muito menos sobre os seus benefícios para o tratamento de algumas doenças nos pets.

Então, hoje, vamos explicar o que é, quando e como usar o cartão ativado nos gatos.

Casos de envenenamento

Por ser um medicamento natural, o carvão ativado é muito indicado para casos de envenenamento de gatos ou quando o animal pode ter sido intoxicado.

Os especialistas afirmam que, como o carvão ativado não é absorvido pelo organismo, por se unir à toxina, ele transita pelo trato gastrointestinal e ajuda a eliminá-la do corpo do pet. Ele age como se fosse uma esponja que gruda nas substâncias e impede que o veneno seja absorvido, podendo, em alguns casos, reduzir a absorção do agente tóxico em mais de 70%. 

No entanto, é importante ressaltar que, embora o ingrediente seja muito eficiente em casos de intoxicação ou envenenamento, o carvão ativado só consegue interceder quando o veneno ou a toxina não tiver sido absorvido pelo corpo do gatinho, por isso, na maioria das vezes, o pequeno felino precisa ser acompanhado, pois será necessário administrar medicamentos que ajudem a controlar os sintomas do envenenamento. 

Casos de diarréia

Além de ser muito recomendado para tratar casos de envenenamento e intoxicação, o carvão ativado também é muito usado para casos de diarréia nos felinos. Inclusive, já existe na medicina veterinária, medicamentos para o trato gastrointestinal que já vêm com  carvão ativado em sua composição.

No entanto, vale lembrar que nem sempre ele é usado em casos de diarreia. Tudo vai depender do diagnóstico feito pelo Médico Veterinário, bem como da causa da doença intestinal. 

Mas, atenção!

Embora o carvão ativado tenha maior eficiência quando administrado em até 30 minutos após a ingestão da toxina, seja medicamentosa ou venenosa, em ambos os casos, o animal deve ser levado imediatamente para o atendimento do Médico Veterinário.

Lembre que o carvão natural pode ajudar, mas, nada substitui o atendimento feito pelo Médico Veterinário!