Um famoso cervo de Highlands, na Escócia, foi sacrificado. Callum teve complicações após pessoas o alimentaram com doces na reserva onde vivia. De acordo com o “The Telegraph”, o animal consumiu tanto açúcar a partir dos visitantes que os dentes apodreceram e ele não conseguia mais comer sozinho.

Cervo Escócia
Callum recebia comida de turistas, mas os alimentos fizeram mal a ele | Foto: Reprodução / Instagram

Callum costumava se aproximar dos turistas que visitam a área. No entanto, essas pessoas davam alimentos não recomendados ao cervo. Como perdeu a maior parte dos dentes, o animal teve muita dificuldade de se alimentar nos meses de inverno.

Aliás, em vídeos no YouTube, é possível ver pessoas alimentando o cervo com croissants e Rice Krispies, que são flocos de arroz com açúcares.

“Estamos tristes em dizer que, seguindo o conselho de um veterinário especializado, Callum, o cervo, que era frequentemente encontrado em Torridon, teve que ser abatido de forma humanitária”, afirmou um porta-voz do National Trust for Scotland, instituição que conserva e promove as heranças culturais e naturais da Escócia.

“Sabemos que muitos na comunidade, e também os visitantes, lamentarão ouvir isso. Como uma instituição de conservação, levamos a sério as nossas responsabilidades pelo bem-estar animal e o conselho foi que esta era a opção mais gentil”, completou.

+ Burro some por cinco anos e se torna líder de matilha de veados

Morte do cervo comove

Callum era famoso no Instagram. Além disso, os fãs definiam o cervo como uma “lenda local” em Torridon. A morte do animal causou muita comoção entre os seguidores.