Cobra australiana libera veneno capaz de matar 400 pessoas
A cobra, que vive em cativeiro de um parque na Austrália, deu uma única mordida e expeliu quantidade recorde
Uma cobra da espécie taipan-costeira que foi criada em cativeiro na Austrália bateu um recorde mundial. De acordo com o “Live Science”, o animal expeliu o maior volume de veneno em uma única vez. A quantidade de 5,2 gramas é capaz de matar 400 pessoas.
Cyclone, como chamam a cobra, atingiu essa quantidade dando uma única mordida. Ela vive no Australian Reptile Park, em Nova Gales do Sul, ao norte de Sydney. Aliás, o parque extrai venenos das serpentes para produção de antiveneno.
Contudo, Cyclone é uma das cobras mais perigosas de lá, segundo Billy Collett, gerente de operações do parque. Ele afirma que a víbora tem um comportamento imprevisível.
O antigo recorde era de uma outra taipan-costeira. Whiplash, como a chamam no parque, expeliu 4,9 gramas em 2022.
+ Cientistas descobrem novo antídoto para picadas de naja
Características da cobra
A taipan-costeira é nativa das costas do norte e leste da Austrália. Pessoas temem essa espécie pela sua agressividade. A cobra tem uma neurotoxina que ataca o sistema nervosos e causa paralisia. Mordidas fatais ocorrem todos os anos.
Ela cresce até dois metros, tem uma cabeça retangular e olhos castanho-alaranjados. Além disso, o corpo varia em tons de amarelo, marrom-avermelhado, marrom escuro e preto.