Cobras, tartarugas e lagarto trazidos de forma irregular da Argentina são resgatados
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu na madrugada desta quinta-feira (28), em Guarapuava, no Paraná, 49 filhotes de serpentes, 20 tartarugas e um lagarto que foram trazidos irregularmente ao Brasil. O responsável foi autuado em R$ 16 mil.
A abordagem aconteceu durante a madrugada a um ônibus argentino que fazia a linha de Buenos Aires , na Argentina, para o Rio de Janeiro (RJ).
No bagageiro, os federais encontraram uma mala, com 49 filhotes de cobras da espécie Píton-real (Ball python), 20 tartarugas do Charco e 1 lagarto Rufensis. Os animais estavam sendo transportados em potes e sacolas, sem furos para ventilação.
O responsável, um homem, saiu do Brasil, para comprar os animais no país vizinho, Argentina, e tinha como destino São Paulo (SP). Ele foi detido e encaminhado para a Polícia Federal de Guarapuava e autuado administrativamente pela Polícia Ambiental em R$ 16 mil, por introduzir no país animal exótico sem licença ambiental.
Os animais foram apreendidos e encaminhados para o SAAS (Sistema de Atendimento a Animais Selvagens) da Universidade Estadual no Centro Oeste do município.