Cuidados com os animais no inverno: veja dicas para cuidar do seu pet durante o frio

Publicado em 12 jul 2019, às 00h00.

As temperaturas continuam baixas em Curitiba, e, nesta época do ano, não são apenas os humanos que precisam tomar precauções extras.

Os cuidados com os animais no inverno também se tornam essenciais, sendo um tema que vem sendo tratado cada vez com mais atenção.

Cuidados com os animais no inverno: veja dicas de como amenizar esta época do ano para os bichinhos

Até o dia 23 de setembro, data que marca o fim do inverno, é importante os tutores estarem atentos as necessidades dos animais. Portanto, a médica veterinária Consuelo Martin Ferreira, da Casa do Produtor, separou algumas dicas primordiais para a época mais gelada do ano.

De acordo com Consuelo, raças como samoyeda, husky e são bernardo, assim como os gatos com mais pelos como o persa e o sagrado da birmânia, são espécies de pets que tendem a ser mais preparados para o inverno, devido a camada “privilegiada” de pelos.

Além disso, cães e gatos sem raça definida que possuem mais pelagem são animais que também tendem a sentir menos frio.

Mas, isso não significa que estes tipos de animais estão imunes as baixas temperaturas.

Cuidados com os animais no inverno,

Assim como os humanos, os animais também emitem sinais que podem indicar frio:

  • Orelhas, patas e barriguinha mais geladas que o normal;
  • Tremedeira;
  • Deitar em posição “bola”, mais encolhidos;
  • Alterações no comportamento;
  • Mais sono que o habitual;
  • Chorinho ou latidos sem motivo aparente;
  • Inquietação;

Além disso, o porte físico dos animais também pode interferir diretamente no isolante térmico dos pets. Portanto, a gordura corporal é um ponto determinante no inverno.

Os cães ou gatos mais magros, por exemplo, sentem mais frio, enquanto os mais gordinhos tem uma capa de gordura protetora mais eficiente.

animais no frio

Caminhas, roupinhas e cobertas são itens indispensáveis e ajudam mais ainda nos cuidados com os animais no inverno

Conforme a veterinária Consuelo, é muito importante agasalhar os animais no inverno e deixar suas caminhas quentes e longe de lugares úmidos e com muito vento.

Caminhas, roupas, cobertas e até cachecóis são alguns itens que podem ajudar o seu animal a se sentir mais aquecido nos dias de frio.

Cuidados com os animais no inverno.Veja algumas outras dicas que podem te ajudar a cuidar do seu bichinho:

  • Se o tempo está muito frio para você, também estará para o seu pet. Mantenha-o em um lugar aquecido e quentinho durante o inverno.
  • Não deixe que o bichinho saia do banho morno direto para o ar gelado para não sentir choque térmico. O ideal é secá-lo com secador e esperar um pouco para deixá-lo ao ar livre. Nos dias mais frios é melhor evitar o banho ou levar em um pet shop.

  • Mantenha seu pet agasalhado com roupinhas apropriadas ao clima. Principalmente os cães de pelo curto necessitam de agasalho para combater o frio.
  • Se o seu pet estiver inquieto, tremendo, parecer ansioso, mais lento ou parar de se mover, fraco ou procurar lugares quentes para cavar, leve-o para dentro de casa imediatamente. Esses podem ser sinais de hipotermia. Se os sintomas persistirem, leve-o ao veterinário.

frio pet

  • As aves devem ficar em locais mais quentes, longe de correntes de ar, e a gaiola deve ser coberta com um cobertor. Outra alternativa é aquecer o ambiente com um aquecedor elétrico.
  • Animais filhotes e idosos, ou com alguma condição física preexistente são mais sensíveis e devem receber atenção redobrada no frio.

cuidados com animais

  • Não deixe seu cachorro molhado. Na volta de passeios, sempre utilize uma toalha ou secador para deixá-lo sequinho.
  • Não descuide da alimentação, nem da água. Seu pet deve ser hidratado em todas as época do ano.

frio caes