Registro histórico no Brasil: elefante-marinho dá à luz no litoral catarinense

Os animais estão sendo monitorados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, avaliando a temperatura e o comportamento

por Lucas Novak
com informações de ND+ e supervisão de Guilherme Becker
Publicado em 14 out 2024, às 12h17.

Uma fêmea de elefante-marinho (Mirounga leonina) deu à luz a um filhote no litoral catarinense e foi vista acompanhada na manhã de sexta-feira (11). Em um registro inédito no Brasil, o nascimento, foi documentado pelo Instituto Australis, que participa do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. 

Registro histórico no Brasil: elefante-marinho dá à luz no litoral catarinense
A mãe deve permanacer no local amamentando o filhote pode até 20 dias (Foto: Redes sociais/@institutoaustralis)

O monitoramento da fêmea de elefante-marinho e seu filhote está sendo realizado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), com suporte da equipe médico-veterinária da Udesc. 

Leia também:

A equipe está avaliando a temperatura e o comportamento dos animais e deve continuar acompanhando a situação. A fêmea pode permanecer na praia de Garopaba (SC) por até 20 dias ou mais, amamentando o filhote, sendo essencial que ela tenha tranquilidade e segurança. 

Já conhecidas por serem berçários de baleias-francas, as praias catarinenses, agora também abrigam essa espécie de elefante-marinho. O instituto pede à comunidade que mantenha uma distância mínima de 50 metros e evite a aproximação de animais domésticos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.