Gambá é resgatado de dentro da Câmara Municipal de Curitiba
Um gambá que havia se abrigado das chuvas na sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi resgatado pela Rede de Proteção Animal (RPA) e devolvido ao seu hábitat, na Área de Proteção Ambiental do Passaúna. O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), conta que o animal entrou em plenário e estava virando as latas de lixo.
O gambá foi visto andando pelo entorno do Palácio Rio Branco e na Diretoria de Apoio às Comissões, que fica no subsolo do prédio histórico. Consultada sobre como o Legislativo devia proceder, a RPA conduziu o resgate, montando a armadilha que capturou o bicho. “Felizmente, ele foi devolvido à natureza”, disse Kuzma, em agradecimento à Rede.
- Leia também: Motoboy salva cachorro abandonado na rodovia e grava resgate: “não vai morrer atropelado, meu dog”
Procedimentos ao encontrar um animal silvestre
O médico-veterinário Fabiano Cruzara, da RPA, explica que os animais silvestres em situação de acidente podem ser encaminhados ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs).
“Aqueles que estão bem, a gente orienta que as pessoas não mexam, que deixem eles seguirem o seu caminho. Dentro dos equipamentos públicos, a gente faz o atendimento. Mas a orientação para as pessoas é não mexer e, se estiver acidentado, encaminhar para o Cafs”,
explicou o médico-veterinário Fabiano Cruzara, da RPA.
O Centro de Apoio à Fauna Silvestre fica na rua Professor Nivaldo Braga, 1369, no bairro Capão da Imbuia. Ele funciona das 9h às 11h30 e das 13h às 15h. É possível entrar em contato pelo número (41) 3313-5626.
Animais de Rua
Ao falar sobre o resgate do animal silvestre, Tico Kuzma destacou que ontem, 4 de abril, foi celebrado o Dia Internacional do Animal de Rua.
“Visitei o Centro de Referência para Animais em Risco, que é da Prefeitura de Curitiba, e fiquei impressionado com a estatística de que 47% dos cães cadastrados no sistema que monitora os pets da cidade são sem raça definida, são guapecas. Dos 191 mil cachorros, mais de 90 mil são vira-latas [adotados], indicando que estamos no caminho certo da sensibilização da população”,
comemorou o presidente da CMC.